O que é o mal?
Eu estou num projeto de escrever um livro. A história gira em torno de um herói que tem o propósito de destruir monstros para eliminar o mal, mas quero submeter a ideia dele a uma antítese para criar uma discussão dentro da narrativa: o que é o mal?
Ele aprendeu a pensar no mal como os monstros que habitam o mundo onde ele vive e causam destruição, para ele esses monstros são essencialmente o mal materializado.
Por outro lado, alguns monstros não possuem um comportamento maléfico, e conforme ele descobre isso, ele passa a entender o mal mais como uma decisão, e não como algo intrínseco à natureza do ser.
Em razão das circunstâncias, aqueles que eram bons, tornam-se maus, e aqueles que eram maus, tornam-se bons. Então ele percebe a luta que existe dentro de cada um, e a luta dele contra os outros para de fazer sentido; o verdadeiro inimigo existia no campo das ideias e só poderia ser combatido com ideias.
Mas então, voltamos para a ideia inicial, quando ele descobre que existem pessoas que amam o mal e tentam propagá-lo, que o mal não realmente existe como uma entidade mas sim como uma percepção do interesse de algum indivíduo que causa prejuízos para outro(s).
A própria noção de mal tende a ser relativa, a realidade é que existiam apenas interesses em conflito. Desta forma, não havendo a possibilidade de um acordo ou não havendo interesse no outro, alguma maldade poderia ser feita ao outro na intenção de persuadi-lo a dar algo que você quer, e a sua percepção daquilo como "maldade" seria o seu mecanismo de empatia te avisando o quanto você está enfurecendo o outro, colocando limites para a sua própria segurança.
O que acham? O mal existe e pode ser identificado? Ou ele é apenas um produto de uma percepção sobre os outros e sobre si mesmo?
Creio que esteja pensando de forma simplista sobre algumas coisas, pois não tenho muita bagagem filosófica. Se alguém puder indicar alguma obra filosófica que fale sobre o assunto, já ajudaria bastante.