Eu acho que o vício em completacionismo estragou meu gosto por jogos.
Eu sou viciado em conquistas/100%/Platinas. Tenho prazer em ver a barra de progressão no joguinho atingir o 100%. Isso me causa ansiedade a algum tempo, sensação de que estou perdendo tempo caçando conquistas em jogos que eu nem gosto. Mudei de plataforma pra tentar ressignificar a prática de caçar conquistas (de Playstation para Xbox porque o sistema de GameScore contabiliza de forma mais justa aqueles jogos que não foram "platinados"... e de Xbox para Steam onde podemos personalizar o perfil com Showcases que não sejam especificamente de Platinas...). E mesmo assim, em cada mudança de plataforma eu continuava jogando joguinhos que eu não tava curtindo muito, só pra atingir o 100%.
Eu sou velho, comecei no Dynavision, depois Super Nintendo... joguei o que pude no emulador de PC AMD Athlon XP com vídeo integrado (PSOne e Nintendo 64, era o dava pra rodar). Meu console depois do Snes foi o PS2, joguei bastante na época em que não existiam Platinas, se havia % de progressão é dentro do próprio jogo, e sempre me diverti. Fazia 100% dos jogos que queria, e dos que não curtia, só desencanava. Mas em 2018 quando terminei a faculdade comprei um PS4 e conheci o maravilhoso Horizon Zero Dawn, adentrei o mundo do completacionismo e estive preso até agora.
Por fim, decidi que esse ano não vou fazer 100% de nenhum jogo. E agora me pego sem vontade de jogar. Antes eu passava horas procurando desbloquear aquelas conquistas, riscar a tarefa da lista interminável de conquistas. Terminava um jogo, começava outro. E agora, um monte de jogo na biblioteca e não to com vontade de jogar. A brincadeira estava sendo sobre desbloquear as conquistas, e não sobre o joguinho em si. Muito louco a gente chegar à conclusões de coisas que imaginamos que nunca iria nos acontecer: acho que já não curto mais jogar tanto videogame assim.
Como é a relação de vocês com o completacionismo/Platinas?